logo RCN

Projetos com foco na sustentabilidade

Produtores de Seara estão apostando em projetos renováveis para produção de gás para cozinha e para facilitar o trabalho do dia a dia.

O presidente da CrediSeara, Valdir Magri, explica que a cooperativa tem incentivado os produtores a investir em projetos renováveis e que no município duas propriedades já trabalham com biodigestores para produção de gás. "É utilizado esterco ou resto de alimentos orgânicos para produzir gás. E o biodigestor envia o gás que eles estão utilizando na cozinha e para aquecer a água na estrebaria. Esse projeto é para famílias que consomem até dois botijões de gás por mês para eliminar a compra e usar só o biogás". Acrescenta que os produtores que investiram na novidade são Valdir Finger, em Celso Ramos, e Adair Jachi, em linha Salete. "Já estão instalados e funcionando os biodigestores. E tem dado muito certo".
De acordo com Magri, há uma demanda pelo projeto ecologicamente correto. "Agora a prioridade é o grupo do leite através do SC Rural que tem 12 famílias. Boa parte deles vai construir o biodigestor até para aproveitar o resto do esterco". Ressalta que quem tiver interesse em financiar a construção pode procurar a cooperativa. "Agora é bom porque o projeto está funcionando e a gente pode levar a pessoa para conversar e ver como funciona". 
A média de investimento para o biodigestor é de R$ 3 mil. "Incluindo instalação e alvenaria. Inclusive tem o Pronaf Eco que dá para financiar com juros menores e pagar em até 10 anos. É um investimento que se paga só com a economia de não comprar botijões de gás".
O produtor Valdir Finger de linha Celso Ramos revela que o biodigestor está em funcionamento desde o início do ano. "Está muito bom e temos gás à vontade, além de não precisar ficar dependendo de comprar botijões". Destaca que o biogás é utilizado na cozinha e na estrebaria. "Utilizava de um a um botijão e meio por mês".

Anterior

Discussão na Câmara

Próximo

TCE diz que fará cumprir lei

Deixe seu comentário

Geral