logo RCN

Termo de Ajuste começa a ser cumprido

  • - Adequações já estão sendo feitas pela prefeitura searaense

A prefeitura de Seara aos poucos começa a colocar em prática ações que garantam a acessibilidade em vias, passeios e departamentos públicos.

De acordo com o prefeito Kiko Canale, foi realizado um termo de ajuste de conduta com a Promotoria de Seara relacionado à acessibilidade. "Estamos orientando nossos munícipes e comerciantes para que todos aqueles que não tiverem os locais adequados para que façam as adequações necessárias". Acrescenta que a exigência vale também para as novas construções. "Em locais em que não há condições, o proprietário terá que fazer um laudo com a RT do engenheiro informando que não há possibilidade nenhuma. Isso acontece principalmente nos edifícios antigos. Nesses casos entramos em acordo com a Promotoria e o laudo será suficiente".
Reforça que a administração municipal também iniciou os trabalhos de adaptação. Em parceria com a Secretaria de Urbanismo foi realizada sinalização vertical e horizontal, além de rampas nas calçadas, em locais que têm vagas de estacionamento reservadas para cadeirantes e nas faixas de pedestres. "E onde estão sendo feitas calçadas novas devem ter acesso aos cadeirantes e faixas de pedestres".
Outro investimento é nos banheiros dos departamentos públicos. "Eles estão sendo adequados para as novas normas técnicas. No ESF 06, por exemplo, já está todo adaptado à acessibilidade, mas em todos os espaços públicos onde houver possibilidades vamos adequando um de cada vez". Salienta que não há prazo para conclusão. "Vamos fazendo conforme a possibilidade. A cada 45 dias mandamos uma relação ao Ministério Público com a relação dos trabalhos". Destaca que as obras de pavimentação também foram adaptadas à acessibilidade. "Vamos fazer dentro da disponibilidade, porque é muito importante para a comunidade e para a qualidade de vida de todos".
Adaptação
Segundo o prefeito Kiko Canale, os passeios públicos também estão incluídos no TAC e é de obrigação de cada proprietário. "Fizemos muita calçada neste ano para o pessoal ir se adaptando. O município doa 50% do ladrilho para a família e o resto é de responsabilidade do proprietário. A orientação é para o pessoal nos procurar e dentro da nossa possibilidade orçamentária vamos autorizando a execução".

Jovens de Arabutã na Alemanha Anterior

Jovens de Arabutã na Alemanha

Sábado especial de prevenção Próximo

Sábado especial de prevenção

Deixe seu comentário

Geral