logo RCN

Jovens de Arabutã na Alemanha

  • - Irmãos na chegada à Alemanha

Dois jovens estudantes da região que se formaram recentemente na Casa Familiar Rural Ludovico De Marco de Seara estão na Alemanha para estágio.
Os irmãos Everton Cassio Hirt, 24 anos, e Henrique Guilherme Hirt, 19 anos, de Lajeado Guaraipo-Arabutã, embarcaram no início de agosto para estágio de três anos.
Nesta semana, a reportagem do Folhasete conversou com os jovens. Eles ficaram sabendo da possibilidade de estudar na Alemanha através de amigos que já estavam no país europeu. Everton, que está no norte da Alemanha, no Estado de Niedersachsen Hemslingen/Söhligen, na propriedade de Klaus Holtermann, destaca que "conseguiu estágio através da AG Brasil. Fiz prova seletiva de conhecimentos gerais e prova escrita e oral de alemão". O irmão Henrique está na cidade de Kirwalsede, na propriedade de Cor Codes. Os dois estão a poucos quilômetros de distância um do outro, o que facilita o contato e vivência entre eles.
De acordo com os jovens, o tempo de permanência na Alemanha varia de um a três anos. O dia a dia se divide entre estudos e a lida no campo. "A propriedade onde estou tem leite e grãos. É uma outra realidade de vida. Uma experiência incrível. É um povo atencioso e me adaptei rápido aqui. Na escola tem um pouco de dificuldade em função da língua, mas como fizemos o técnico em agricultura na Casa Familiar em Seara ajuda muito, porque é o mesmo sistema de estudo aqui. O aluno estuda e coloca em prática na propriedade de onde está fazendo estágio", disse Everton.
Ele acrescenta que "pastagens aqui não existem. Para as vacas é tudo em sistema freestyle. O Inverno é rigoroso, então as vacas são mantidas presas o tempo todo, desde o nascimento. No Verão se faz silagem e feno para passarem o Inverno. Por aqui a silagem é feita de grama e milho".
Henrique afirma que está gostando da experiência. Na propriedade onde faz estágio trabalha com suínos e biogás. "É a geração de energia através do gás que a silagem do milho solta na fermentação".
Everton pretende ficar um ano na Alemanha e depois voltar para o Brasil para terminar a graduação em Agronomia. "Estou na sétima fase. Estudo na FACC". Ao contrário do irmão, Henrique quer ficar os três anos. "Ficar aqui os três anos equivale ao curso deAgronomia", reforça. Destacam que o objetivo da viagem é ver técnicas novas que podem ser transferidas e implantadas no Brasil.
Vivência
Os pais Nilson e Venice Hirt residem em Lajeado Guaraipo-Arabutã e apoiam a iniciativa dos filhos em buscar conhecimento no exterior.

Anterior

Losivanio é reeleito para a presidência

Termo de Ajuste começa a ser cumprido Próximo

Termo de Ajuste começa a ser cumprido

Deixe seu comentário

Geral