logo RCN

Trabalho em defesa dos municípios

  • - Nova presidente foi eleita no final de fevereiro

Milena Andersen Lopes, prefeita de Vargem, elenca prioridades à frente da entidade que representa as 295 cidades catarinenses.

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) tem novo comando. Milena Andersen Lopes (PL), prefeita de Vargem, assume a entidade pelo período de um ano, com possibilidade de reeleição.

Milena ocupa o posto deixado pelo prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, que esteve no comando da FECAM no último ano. A chapa encabeçada pela prefeita venceu a eleição, realizada no dia 27 de fevereiro, por 96 votos contra 68 do prefeito de Penha, Aquiles Costa (MDB). Na diretoria, destaque para o 1 ° vice-presidente Rudi Miguel Sander, prefeito de São Carlos. A região também está representada com a participação do prefeito de Itá, Clemor Battisti, como 1° tesoureiro.

Milena, que já foi vice-presidente da Fecam há três anos, lembrou que “alguns acontecimentos naquele período nos fizeram renunciar. Não concordava com decisões unilaterais da presidência”. Neste ano, Milena era a candidata de oposição. “Por não concordar com a forma com que a Federação estava sendo desconstruída, no nosso entendimento, além da insatisfação de associados, eu me coloquei à disposição”.

Com relação aos desafios à frente da FECAM, Milena salientou que “precisamos reestabelecer o diálogo e a comunicação entre os associados, dando voz para que eles possam trazer de fato as suas demandas. Além disso, fortalecer as câmaras técnicas, como de assistência social, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento econômico, entre outras”. Outra atribuição da nova presidente será “pautar, junto aos governos estadual e federal, as demandas necessárias para que a independência municipalista possa ser cada vez mais alcançada. Também discutir o Pacto Federativo, reforma tributária e outros assuntos, como formulação das leis junto à Assembleia Legislativa”.

Quanto à estruturação da entidade, a presidente ressaltou ainda que, além da diretoria, já houve algumas mudanças. “Estamos analisando inclusive a possibilidade, que já foi aprovada pelo Conselho Executivo, da realização de uma auditoria que nos permita analisar com maior rigor as informações, inclusive financeiras, para que nós possamos buscar com maior segurança jurídica um planejamento de ações mais assertivas”.

Já a relação com os governos estadual e federal deve ser próxima e de muito diálogo, na avaliação de Milena. “Inclusive já estamos buscando uma agenda com o governador para que possamos levar questões importantes para o desenvolvimento dos municípios”. A prefeita ressaltou que é fundamental o aporte financeiro do Estado e da União para a sobrevivência dos municípios, “Se nós não tivéssemos esse apoio, essa redistribuição, realmente ficaria difícil”.


Composição

Presidente - Milena Andersen Lopes -Prefeito de Vargem; 1 ° vice Presidente: Rudi Miguel Sander – Prefeito de São Carlos; 2º Vice-presidente: Arão Josino da Silva – Prefeito de Ascurra; 3º Vice-presidente: Topázio Silveira Neto – Prefeito de Florianópolis; 1° Tesoureiro: Clemor Antônio Battisti – Prefeito de Itá; 2° Tesoureiro: Alexandre Gomes Ribas – Prefeito de Itapiranga; 1º Secretário: Dalvânia Pereira Cardoso – Prefeita de Içara; 2º Secretário: Adriano Bornschein Silva – Prefeito de Joinville.
Conselho Fiscal: Clezio José Fortunatto (Prefeito de São João do Itaperiú); Dalvir L. Ludwig (Prefeito de São Bernardino); Jair da Silva Ribeiro (Prefeito de Frei Rogério) Giovani Nunes (Prefeito de São Joaquim); Rudi Ohlweiler (Prefeito de Treze Tílias); Márcio Luiz Bigolin Grosbelli (Prefeito de São Domingos); e Gislane Dias da Cunha (Prefeita de Sombrio).

Belos FM amplia sua cobertura Anterior

Belos FM amplia sua cobertura

Rodeio agita Seara no fim de semana Próximo

Rodeio agita Seara no fim de semana

Deixe seu comentário

Geral