logo RCN

Tradição que exige habilidade e sensibilidade

  • - Seu Valdecir Filippi auxilia na perfuração de poços artesianos

“É como tirar sangue das veias”. Essa é uma das definições de uma técnica antiga chamada radiestesia ou radioestesia.

“É como tirar sangue das veias”. Essa é uma das definições de uma técnica antiga chamada radiestesia ou radioestesia. Em uma breve explicação, é um tipo de adivinhação empregada para tentar encontrar objetos, seres vivos ou elementos da natureza, como água, minérios, pedras preciosas e outros, sem o uso de equipamentos científicos. Geralmente envolve o uso de bastões, galhos em Y ou pêndulos. Trata-se de uma pseudociência. Até hoje não há uma explicação lógica ou científica para este “fenômeno”. Também não há exatidão em sua origem, mas há relatos de que desde a pré-história a radiestesia é utilizada.

O proprietário da Churrascaria Filippi, Valdecir Filippi, usa esta técnica há muitos anos para saber o ponto exato de onde cavar um poço artesiano. “É um dom. Eu aprendi muito com os erros dos outros. Tinha locais errados onde eu encontrava a veia de água praticamente ao lado. Fui praticando. Já fiz mais de 10 poços com 100% de margem de acerto em Seara e região”.

No caso de Filippi, o método consiste em segurar firme as extremidades de uma forquilha de jabuticabeira ou pessegueiro. É preciso mantê-la com as hastes da forquilha para cima, andando sobre onde pode estar a veia de água. Quando a ponta da forquilha forçar a inclinação para baixo, atraída pelo solo, como se fosse um ímã, é o local para a perfuração do poço.
O empresário cita que aprendeu a técnica com o pai, seu Luís, que hoje está 88 anos. “Ele encontrava essas águas mais em cima. Hoje, só consigo encontrar águas mais profundas. Meu filho Sidimar (o Lamba) também já aprendeu como fazer e deve ocupar o meu lugar. Agora tenho vários locais para serem perfurados. Eu cobro um pouco, pois se não perde a graça. Até teve uma empresa do segmento que me contatou para ajudar”.

Outro hobby de Valdecir Filippi é a música e a gaita. “Estamos aprendendo, esfolando os dedos”, brinca. “Isso é muito bom, principalmente para a saúde”. Além da música, ele mantém um sítio no interior de Seara. Quanto à churrascaria, localizada no bairro Industrial, já são 38 anos de atividades.

Incentivo ao plantio direto Anterior

Incentivo ao plantio direto

Atrações da Expo confirmadas Próximo

Atrações da Expo confirmadas

Deixe seu comentário

Geral