logo RCN

Transmissão analógica acaba em dezembro

  • - Estrutura está pronta e os equipamentos já estão instalados no município

Conforme a prefeitura de Seara, novo sistema estará funcionando em outubro no município

Com a chegada da internet 5G ao Brasil, a transmissão via satélite de canais abertos de TV mudará de faixa para evitar interferências. A faixa é como uma “estrada” no ar, por onde os sinais trafegam.

Com essa alteração, para captar o sinal da TV aberta usuários de antenas parabólicas convencionais vão precisar trocar o equipamento por parabólicas digitais. Mas, antes disso, as cidades também precisarão se adequar ao novo sistema, com investimentos compatíveis para a nova transmissão.

O sinal analógico está sendo desligado em etapas. O processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre encerra em 31 de dezembro de 2023, data final para desligamento deste modelo de transmissão em todo o Brasil. A nova sistemática está sendo viabilizada pelo programa do Ministério das Comunicações, do Governo Federal, intitulado Digitaliza Brasil.

A mudança da faixa da antiga parabólica foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quando ela criou as regras para o 5G começar a valer no país. A TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet.

Em Seara, segundo o prefeito Kiko Canale, a questão está bastante adiantada. “Temos tudo pronto”, afirmou. O Diretor de Processos e Documentos da prefeitura de Seara, Tiago Sonza, informou que o investimento para o novo sistema de transmissão custa em torno de R$ 500 mil. A contrapartida do município, segundo ele, inclui a cedência do espaço e toda a infraestrutura necessária para a instalação da aparelhagem e da nova torre com cercamento do local, além da parte de manutenção e cuidado com o patrimônio. “A nossa estrutura terá capacidade para oito canais digitais. Neste momento estão autorizados a alterar os canais que já faziam parte do sinal analógico e que conseguiram migrar, porque nem todas empresas de comunicação já migraram para o sinal digital. Por enquanto teremos a TV Lages, que é o SBT; a TV Coligadas, que é a NSC; e a TV O Estado, que é a Record. Nossa programação é para que eles estejam em funcionamento até 3 de outubro. Paralelo a isso, teremos mais dois canais ofertados pelo Governo Federal, o Astral que inclui TV Senado e TV Câmara, e o BC, que contém canais educativos a exemplo do TV Escola e saúde, entre outros. E ficarão ainda disponíveis mais três espaços para futuramente às emissoras que puderem e quiserem ocupar para transmitir”. A instalação dos equipamentos foi feita nesta semana. O último passo é a habilitação da transmissão, que acontece através do Governo Federal, habilitando o município a iniciar o funcionamento.

O benefício, segundo Tiago, “é que teremos 100% de vídeo e áudio digital, ou seja, melhor qualidade de som e imagem”. A estrutura searaense garante a abrangência de um raio de 18 quilômetros de extensão a partir da torre de transmissão.


Orientação

Para a população continuar a sintonizar os canais, os aparelhos mais antigos vão precisar de um conversor para o funcionamento. As televisões mais novas já têm embutido o conversor digital. Pessoas de baixa renda, de acordo com Tiago Sonza, receberão o kit com antena digital. Mais adiante serão repassadas informações sobre o cadastro e entrega dos kits. Porém, as famílias beneficiadas no sistema CdÚnico já estão recebendo cartas informativas sobre o cadastramento.

Uma festa com duas grandes atrações Anterior

Uma festa com duas grandes atrações

Contraproposta do Patronal não foi aceita Próximo

Contraproposta do Patronal não foi aceita

Deixe seu comentário

Geral