logo RCN

Alerta para o uso correto

Por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), foi realizado na quinta-feira, 14, no Auditório Waldir Tochetto, da Câmara de Vereadores de Seara, evento que propôs métodos de preservação da água.

Com o tema "Água: porquê preservar e economizar", o biólogo e técnico agrícola da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Levino José Bassi, palestrou sobre as ações desenvolvidas na sociedade que, de uma forma ou outra, contribuem para aumentar o desperdício e contaminação.
O biólogo também levantou alternativas de preservação dos recursos hídricos e apresentou dados que alertam para a importância da conservação. "O tema é genérico, mas o conteúdo abordado aqui é fundamental, pois se nada for feito, as futuras gerações vão sofrer com a falta de água potável. Sabemos que já tem muita gente morrendo no mundo em função disso, e por isso, precisamos estar atentos para mantermos este bem precioso".
Bassi divulgou dados preocupantes quanto ao uso, distribuição e disponibilidade de água no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 cerca de 45% da população mundial ficará sem água potável. Conforme a Unicef, a cada 15 segundos uma criança morre no planeta por doenças relacionadas à falta de água potável.
O Brasil pode ser considerado um país rico em água, pois detém 12% de toda a água doce do mundo.  Destaca o método de armazenagem da água da chuva através das cisternas como uma boa alternativa. "O desenvolvimento dos municípios se baseia na disponibilidade de água e na capacidade de conservação e proteção deste produto".
Para o vice-presidente do DEL, Adilson Matiello, "a palestra foi um momento oportuno, pois estamos discutindo o plano diretor também e vimos a importância da água para o futuro e pensando nas próximas gerações".
Levantamento do consumo
Estudos mostram que, em média, os brasileiros gastam 200 litros de água por dia. De toda água gasta no mundo, apenas 6% são para o consumo doméstico. Outros 21 % são gastos pela indústria e 73% na irrigação. Para produzir um quilo de carne suína, por exemplo, são necessários em todo o processo 4.800 litros. Já para produzir uma simples folha de papel são utilizados 10 litros e para um quilo de couro estima-se o consumo de 16.600 litros de água.

 

Anterior

Celebração a colonos e motoristas

Próximo

Estudo reforça importância do campo

Deixe seu comentário

Geral