logo RCN

Estudo reforça importância do campo

Na última segunda-feira, os acadêmicos do sétimo período do curso de Agronomia da Unochapecó, acompanhados pelo professor Carlos Arns, dentro da disciplina Estudo da Realidade Rural, estiveram em Seara.

O objetivo foi apresentar o resultado de uma pesquisa feita em março deste ano em aproximadamente 20% das propriedades rurais do município.
O evento aconteceu Auditório da Câmara de Vereadores. O professor Carlos Eduardo coordenou os trabalhos e os estudantes, divididos em grupos, apresentaram o diagnóstico.
Conforme o educador, o trabalho envolveu dois conjuntos de informações. O primeiro foram as secundárias, colhidas nas entidades, secretarias e órgãos oficiais, e o segundo, das primárias, diretamente com as famílias através de questionários. "Foram três dias de trabalho aqui e mais três dias de sistematização das informações na universidade". O grupo também elegeu caminhos por onde poderia ser pensado o desenvolvimento rural de Seara.
No relatório final, de acordo com Carlos Arns, apareceram elementos que chamam a atenção. "Há a necessidade de atuar mais na produção leiteira, por ser fundamental e estar presente na maioria das propriedades. Além disso, a questão ambiental também foi pontuada, pois há uma preocupação com a água, resíduos sólidos, dejetos animais, cobertura vegetal e erosão do solo. É algo sobre o qual deve-se pensar e agir. Há a questão do autoabastecimento, já que as famílias estão deixando de consumir produtos da própria propriedade e com qualidade para comprar fora. É necessário trabalhar nesse resgate".
Outro ponto revelado e considerado bastante positivo, segundo ele, é a importância da agregação de valor. "Seara já mostrou que esse é o caminho que decidiu para seu desenvolvimento. Ficamos muito impressionados com os dados. Muita coisa já está se fazendo, então é só reforçar algo que já foi adotado".
O professor avaliou que "comparando a cidade com outros locais da região, impressiona a dimensão das coisas. Tem muitas propriedades, a maioria pequenas, e o pessoal faz milagre nesse pedacinho de chão. Também destaco a criatividade na construção de estratégias alternativas. A complexidade organizacional que o município construiu é espantosa, bem como a inovação. É muito positivo".
Dados à disposição
Os dados da pesquisa serão disponibilizados posteriormente na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Seara, Epagri e organizações locais.

Anterior

Alerta para o uso correto

Próximo

Licença para as obras está confirmada

Deixe seu comentário

Geral