logo RCN

Difícil até para sair de casa

Não é de hoje que os consertos das redes de abastecimento de água feitos pela Casan provocam transtornos em Seara.

Um exemplo claro desta questão verifica-se em ruas dos bairros Garghetti e Padre Lídio. Há cerca de um mês, a Companhia responsável pelo sistema de abastecimento de água realizou reparos na rede localizada nos dois bairros para resolver a falta de água.
A execução do serviço gerou total insatisfação dos moradores. A escolha dos pontos para alcançar o encanamento resultou na perfuração da camada asfáltica. O estrago foi maior que o esperado, considerado desproporcional e desnecessário, pois atravessa as vias. A profundidade dos buracos é tão grande que os veículos que trafegam por ali precisam desviar de forma que acabam invadindo a pista contrária e andar na contramão, aumentando consideravelmente o risco de acidentes. 
Os moradores estão indignados e alegam que, além do transtorno que tiveram com a falta de abastecimento antes do conserto, agora permanece o dano na pavimentação, que foi em parte bancada por eles. Sem contar que em dias de chuvas a lama que escorre destas fendas invade calçadas e entrada de residências, e quando há sol, é a poeira que incomoda bastante. 
As famílias que residem nos dois locais não suportam mais a situação. Alguns moradores fizeram questão de comentar o problema, alegando que foram buscar explicações e uma solução tanto através da Casan quanto da administração municipal e até agora não houve retorno. A reportagem do FolhaSete verificou a situação in loco nesta semana. Dona Ivani Diesel Decezare, do bairro Padre Lídio, declarou que "isso é muito injusto, porque duas vezes abriram buracos aqui na nossa entrada e a gente não tinha nem como sair com o carro. Meu esposo e meu filho tiveram que ajeitar um pouco. Conversamos com o pessoal para vir consertar, houve promessa, mas até hoje ninguém apareceu. Dias atrás, com as chuvas, entrou um monte de água no porão. De novo tivemos que improvisar, fazendo uma valeta para desviar a água. Nos dias de sol temos que lavar a rua por causa do pó". Acrescenta que "pagamos IPTU e todos os impostos em dia. Na hora de cobrar eles vêm atrás, mas para prestar o serviço certinho não sabem fazer". Ela se preocupa também com o tráfego de veículos. "Um acidente pode acontecer a qualquer momento do jeito que deixaram as coisas. Passam muitos veículos por aqui. Está bem perigoso".
Seu Aurélio Prior, vizinho de dona Ivani, igualmente reclama do conserto feito. "É um escândalo, porque está gerando transtornos. As pessoas não conseguem nem andar direito com os carros, nem estacionar e por pouco não dá acidente". 
Desabafo
Seu Osvaldir Sipp, da rua David Tochetto, está inconformado. "Faz mais de mês que está assim, não tem como sair de carro. Esperamos que os responsáveis venham fazer os consertos necessários com urgência".
Caso também está no Ministério Público de Seara
O departamento jurídico da prefeitura informou que a responsabilidade em resolver a questão é da Casan. "O município mantém com a companhia um contrato de concessão de serviços públicos, onde consta que quando são realizados trabalhos, eles são obrigados a fazer a recomposição no estado original dos locais afetados, e através de uma resolução recente, isso tem de ser feito imediatamente", explicou a advogada Vanessa Fernandes. Declarou que "na última sexta-feira a administração ingressou com uma ação na Justiça. Pedimos urgência e estamos aguardando. Temos as fotos de todas as ruas na situação calamitosa que se encontra. Eu estive lá também e não tem condições, é um descaso. Eu, particularmente fiquei indignada".
A gerente regional da Casan em Seara, Thais Ramos, assegurou que "a Companhia já está verificando e buscando solução. Estamos com um processo em Chapecó e avaliando para ver se faremos uma parceria com a prefeitura ou vamos licitar um asfalto". Em termos de prazos, disse que não há previsão. Relatou ainda que "na sexta-feira um engenheiro da empresa esteve no município para avaliar, medir o dano a espessura do asfalto e agora está em fase de cálculo da extensão, volume de recursos necessários e todas as providências que precisam ser tomadas. Não vamos deixar pendências". Sobre o conserto, garantiu que um erro de execução dos trabalhos provocou o problema. 
 

Anterior

Proposta de reajuste

Próximo

Comemoração conjunta

Deixe seu comentário

Geral