logo RCN

Empresa obtém o credenciamento

Depois de nove anos de adequações e investimentos, o Frigorífico Dalle Laste (FrigoLaste) finalmente obteve a conquista tão esperada.

O Ministério da Agricultura publicou nesta semana o credenciamento da empresa no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).
O credenciamento permitirá ao FrigoLaste comercializar seus produtos em todo território nacional. O Sisbi só não permite a venda para fora do país.
A responsável técnica da empresa, a médica-veterinária Ramília Cavalli, teve participação direta na conquista. Ramília começou a buscar informações sobre o Sisbi em 2008. No ano seguinte, convidada pela ACCS, visitou pequenas agroindústrias da região para falar sobre o assunto. "Havia uma preocupação não apenas com as indústrias, mas também com o produtor, pois muitos já estavam sendo excluídos do atual modelo de integração", explicou.
Depois de a Cidasc se credenciar junto ao Ministério da Agricultura para que Santa Catarina integrasse o Sistema e ainda como servidora efetiva da prefeitura de Seara, onde atuava na Secretaria da Agricultura, ela iniciou o trabalho de implantação do Sisbi em empresas da região. "A primeira a obter o certificado foi o Laticínios Muller, de Canhada Grande, em 2014", lembrou.  
Conforme a médica-veterinária, o primeiro passo para uma empresa busque o Sisbi é o credenciamento na Cidasc. "O maior desafio é treinar as pessoas, já que pequenas falhas se tornam problemas relevantes no Sistema, mas o mais importante é os gestores quererem de fato o Sisbi e convencerem a equipe do quanto isso será importante e benéfico para todos". Ramília destacou que a conquista da certificação depende menos dos recursos disponíveis e mais da capacitação dos trabalhadores e da implantação de um padrão sanitário. "Esta conquista me dá satisfação pessoal e profissional, pois, apesar de não residir mais em Seara, mantenho forte ligação com o município. Foram muitas as dificuldades neste caminho, mas me recusei a desistir", finalizou Ramília Cavalli.
Para o sócio-proprietário e diretor administrativo do FrigoLaste, Altair Dalle Laste, o Figui, "essa é, sem dúvida, uma grande conquista para a empresa, que estava se preparando para isso há nove anos. Nesse período, foram feitos inúmeros investimentos em máquinas e equipamentos modernos e mais seguros, sistemas, controles, treinamento de colaboradores e, principalmente, no Controle e Garantia da Qualidade de tudo que é produzido". Argumentou que "a conquista não é somente do FrigoLaste, mas de toda comunidade regional. Afinal, a empresa adquire animais em mais de 40 municípios do Estado, sendo que para alguns desses produtores o FrigoLaste representa a maior fonte de renda".
Agradecimento
O diretor administrativo do FrigoLaste, Altair Dalle Laste, compartilhou a conquista com os colaboradores, fornecedores de animais, parceiros comerciais e clientes. "Todos fizeram parte do longo trajeto percorrido para chegar a esse momento", finalizou.

Amor pela tradição desde a infância Anterior

Amor pela tradição desde a infância

Próximo

Encontro termina sem acordo salarial

Deixe seu comentário

Geral