logo RCN

Fim de semana foi movimentado

  • - Movimentação de público superou as expectativas

Expo Ipumirim e Rodeio do CTG Macanudos tiveram grande participação.

“Festa graúda, Festa Macanuda”. Esse era o slogan do 3º Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Macanudos de Seara.

O evento tradicionalista iniciou na sexta-feira, 21, e encerrou no último domingo, 23. Segundo o patrão Giovani Fantin, o Pivica, houve recorde de público. A entidade tradicionalista iniciou suas atividades em 2019.

O patrão do CTG Macanudos também comemora o recorde de vendas. “É coisa de se impressionar. Nós esperávamos um bom número de pessoas, mas o povo veio em massa. Nosso espaço é pensado para o melhor conforto e mobilidade. O galpão é acoplado à arquibancada. O público pode assistir as provas e vim dançar ou comer. Os dias foram bonitos e isso ajudou bastante. O sentimento é de dever cumprido, pois a gente se organiza para isso”.

Pivica salienta que “acreditamos que até no fim do ano a gente consiga finalizar o galpão e fazer o fandango. Claro que dependemos de recursos, mas acho que vamos chegar lá. Está no projeto o palco, camarim, uma parede de fechamento que falta e demais estruturas, sempre em concordância com os bombeiros quanto à segurança”.
Para a competidora Laura Pino Gomes, do CTG Mateador, de Jaborá, “a estrutura proporcionada no Macanudos é espetacular. A festa é muito organizada e atende toda a demanda que as equipes precisam. O gado e a cancha são impecáveis. Eu competi na categoria Prenda e também no Duelo de Prendas. Eu vim aqui no ano passado e me encantei com o lugar. Agradecemos ao pessoal do Macanudos pela recepção da nossa equipe e a todos que fizeram acontecer esse Rodeio”.

O laçador Rodrigo dos Santos, do Grupo Nativo Terra Nossa, de Erval Grande-RS, destaca que “é uma baita estrutura e organização. Teve bastante público, o que evidencia a forte cultura e tradição gaúcha aqui no Oeste de Santa Catarina. O pessoal da casa está de parabéns. Tivemos uma acolhida muito boa e só temos elogios a fazer”.

Destaque

Entre os CTG’s Lenda Campeira, de Campos Novos; Porteira Xaxinense, de Xaxim; Estribo da Amizade, de Mariano Moro; Piquete Sonho de Guri, de Ponte Serrada; e o Grupo Nativo Araganos, de Campinas do Sul.


Mais de R$ 15 milhões em negócios

A 15ª edição da Expo Ipumirim, que movimentou a região no último fim de semana, coroou a programação de aniversário dos 60 anos do município com o melhor da indústria, comércio e agropecuária do município. Foram três dias de feira no complexo montado no centro da cidade, contando com mais de 100 expositores, muitos negócios e, no setor agropecuário, a escolha dos melhores animais com o julgamento das bezerras e novilhas nas raças Jersey e Holandesa.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), João Nicodem, ressaltou a organização da Feira, que foi sucesso em público, expositores e atrações musicais. “A Feira é organizada a muitas mãos, são muitas pessoas que participam. Há a Administração Municipal, mas também a participação da CDL. Sem eles não conseguiríamos fazer uma feira desse tamanho”.

O presidente da CCO salientou ainda os setores que estiveram em evidência. “Temos que destacar a importante participação do comércio, indústria e agronegócio, mas tem dois setores que quero dar ênfase e começam a crescer. Um deles é agricultura familiar e o outro é o artesanato”.

Nos três dias do evento cerca de 21 mil pessoas passaram pela Expo Ipumirim. Conforme levantamento junto à Administração e CDL, a estimativa de negócios foi de cerca de R$ 15 milhões. Ele afirmou que o grande evento somente pode ser realizado pela boa estrutura oferecida ao público.

A Feira foi realizada pelo Governo Municipal e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A presidente da CDL, Marivane Toldo, ressaltou que o sucesso do evento é mérito de todos os organizadores, empresas, entidades e expositores. “Estamos realizados, até porque não esperávamos tanta gente. Tivemos mais de 100 expositores dos mais variados segmentos em uma feira completa. Focamos no comércio da cidade e também abrimos espaço para outras alternativas que engrandeceram a Feira”.

Entre os expositores, a empresa Future Solar, que levou para feira o que tem de melhor no setor de energia fotovoltaica. Tainara Vizzotto, proprietária da empresa, destacou que “estamos há quatros anos no mercado e atendemos desde o pequeno cliente até grandes empresas e se sentimos em casa sendo que a Feira proporciona o que o a gente esperava, muitas pessoas interessadas em aderir a energia solar. Tem muito campo a ser trabalhado”.

Também expondo no evento, o empresário Carlos Suzin, da Ervateira Eco Feliz, ressaltou que “o objetivo foi mostrar nossos produtos, trabalhamos com erva mate para chimarrão e tereré. Também destacamos que nosso produto chega a países como o Chile, Uruguai e Argentina e a produção fica em torno de 220 toneladas de matéria-prima por mês”. Para o público em geral, foi uma oportunidade para conhecer coisas novas, se distrair um pouco e aproveitar o evento. O morador de Ipumirim, Mario Braun, disse que “gostei muito da Feira, tudo muito bonito com muitas atrações para conferir como máquinas, automóveis, brinquedos para as crianças, a exposição de animais que sempre é legal. Fizeram um evento muito bem feito e quem não veio, perdeu”.

Na avaliação do prefeito Hilário Reffatti, o evento foi pensado para toda a população. “Tivemos a graça de termos tido tempo bom durante toda a Feira, o que facilitou também, e agradecemos a todos os expositores, independente do setor, por estar mostrando seu trabalho e produtos. Se a gente mostra é lembrado e queremos dar visibilidade aquilo que existe em nossa região”.

Atrações

Um diferencial da 15ª Expo Ipumirim foram as atrações musicais, que atenderam os mais diversos públicos. O primeiro dia da feira foi marcado por show nacional com a Banda Dazaranha e show local com Acústico Clandestinos. No sábado, o show nacional mais aguardado pelo público, a dupla João Bosco & Gabriel que, de acordo com a organização do evento, reuniu cerca de quatro mil pessoas. A exposição encerrou no domingo com casa cheia e show do grupo gaúcho Os Serranos.

Eleição será em outubro Anterior

Eleição será em outubro

A busca por um futuro melhor Próximo

A busca por um futuro melhor

Deixe seu comentário

Geral