logo RCN

Menos gente no campo

  • - Crescimento da população do município não chega a 10%, segundo o IBGE

IBGE Pesquisa mostra aumento dos habitantes da cidade e redução no interior. População do município também envelheceu em comparação com o último recenseamento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na quarta-feira, 28 de junho, a divulgação dos primeiros resultados do Censo 2022. A tabulação dos dados ainda não está completamente fechada.

De acordo com o coordenador regional do Instituto, Roberto Thums, algumas informações estão em tratamento estatístico. “Por isso que não está sendo disponibilizada parte das informações coletadas”.

No entanto, ele garante que se houver necessidade de ajustes nos resultados antecipados, estes serão mínimos. Também não há definição de data para que a pesquisa oficial seja apresentada na íntegra. Porém, é possível destacar parte das características das cidades brasileiras e do país.

Com relação aos primeiros dados sobre Seara, uma prévia já foi apresentada à municipalidade. Conforme os dados divulgados pelo Folhasete na edição do último sábado, a população aumentou um pouco em comparação com o recenseamento de 2010. O número de habitantes subiu de 16.936 para 18.439 habitantes, crescimento inferior a 10%. Já o número médio de pessoas por domicílio reduziu de 3,1 no último Censo para 2,79 pessoa por domicílio particular ocupado agora. Aumentou o número de domicílios, mas diminuiu o número de pessoas que habitam as residências no município.

Hoje, segundo o levantamento, Seara tem 6.604 domicílios habitados entre as áreas urbana e rural. Em 2010 eram 5.463 domicílios. A população urbana passou de 11.586 para 13.865 pessoas. Em contrapartida, na zona rural houve um decréscimo de 5.350 para 4.574 pessoas nesta atualização.

Em termos de faixa etária, a população da cidade envelheceu significativamente. O percentual de pessoas na faixa da terceira idade, que anteriormente representava 39,2%, subiu para 64,1%. A idade média da população é de 33,8 anos. Outro dado apontado pelo recenseamento é referente ao nível de escolaridade. Atualmente 64,2% completaram o Ensino Fundamental, enquanto 18,5% têm o Ensino Médio. Os searaenses com graduação somam 15,1% da população e 2,1% fizeram pós-graduação.

A média de renda do responsável pelo domicílio chega a 3.541. No último Censo o valor médio era de R$ 3.276,21. A população masculina economicamente ativa representa 77,4% e a feminina 66,8%.


Esgotamento sanitário

Sobre o tipo de esgotamento sanitário em domicílios particulares permanentes, a pesquisa destaca que apenas 5,4% das residências possuem rede geral de esgoto ou pluvial. Já 80,1% têm fossa séptica e 12,3% tem fossa rudimentar. O restante tem outro tipo de escoadouro, a exemplo de vala ou rio.

Atividade volta a preocupar Anterior

Atividade volta a preocupar

Mais recursos para financiar a produção Próximo

Mais recursos para financiar a produção

Deixe seu comentário

Geral