logo RCN

Mês de prevenção a acidentes

O país já está pintado de amarelo para chamar à atenção às causas e consequências da falta de segurança no trânsito.

Em Santa Catarina não é diferente e muitos dos 295 municípios do Estado farão algum tipo de ação em apoio ao movimento. A agenda é flexível e até o dia 31 de maio e todos podem participar. 

O maior desafio é envolver os cidadãos, os protagonistas tanto dos acidentes quanto da prevenção. O Movimento Internacional Maio Amarelo nasceu no Brasil em 2014. A escolha do mês aconteceu porque foi em maio quea ONU decretou a Década de Ações para a Segurança Viária (2011-2020) com a meta de reduzir em 50% as mortes no trânsito entre os países signatários. Amarelo é a cor da advertência no trânsito. 
Na manhã do dia 28 de abril foi feita a apresentação do movimento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por diversos representantes do poder público e sociedade organizada. Este ano os temas do Maio Amarelo são o excesso de velocidade e o cinto de segurança, sobretudo para passageiros no banco de trás, especialmente as crianças, já que muitos pais utilizam os dispositivos de segurança (bebê conforto, cadeirinha, booster ou assento de elevação) sem a utilização adequada do cinto. 
Desde março a coordenação estadual do Maio Amarelo em Santa Catarina vem atuando como incentivadora e interlocutora com a sociedade organizada, realizando contatos com prefeituras, Câmaras de Vereadores, autoescolas, empresas e demais instituições para incentivar a participação tanto na organização quanto nas demais atividades programadas para todo o mês de maio e durante o ano todo. Em entrevista ao FolhaSete, a coordenadora de Campanhas Educativas do Detran de Santa Catarina, Graziela Maria Casas Blanco, disse que o objetivo é conscientizar sobre a necessidade de reduzir o número de mortes e feridos no trânsito. "Diversas ações de conscientização, em especial aos sábados e domingos, caminhada com distribuição de material educativo estão sendo realizadas em diferentes municípios".
Entre os destaques da campanha neste ano estão palestras nas escolas, apresentações teatrais, abordagens educativas, passeios, caminhadas, corridas, desfiles, exposições e outras atividades estão sendo realizadas em todo o Estado. "Reforçamos que o Maio Amarelo pertence à sociedade. O uso da logo (laço amarelo) e a promoção de ações são totalmente livres e de responsabilidade do organizador. Mais do que um evento mundial, o Maio Amarelo é para ser vivido todos os dias por todos nós, com autocuidados, prudência e muitas práticas preventivas no trânsito".
Em Seara, segundo o coordenador do Seatran, Ademir Verza, está sendo planejada um pedágio educativo para marcar o Maio Amarelo. Na região, nenhuma ação está definida.

Anterior

Exemplo de convivência

Próximo

Negociação vai começar

Deixe seu comentário

Geral