logo RCN

Negociação vai começar

Acontece neste sábado, a partir das 14h, no Salão de Eventos da Paróquia São José, no bairro Industrial, a Assembleia dos Trabalhadores da Seara Alimentos/JBS.

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes, Alimentação e afins de Santa Catarina, Miguel Padilha, a expectativa é que um bom número de associados participe. "Para a gente conversar sobre as negociações coletivas, tendo em vista o cenário brasileiro e a crise. Precisamos discutir e trocar ideias com os trabalhadores, além de aprovar uma proposta para enviar para a empresa e buscar uma negociação onde o trabalhador receba o que é seu".

Padilha afirma que a proposta será definida amanhã. "Vamos dabater as intneções e então, encaminharemos para a patronal e iniciaremos a discussão. A data-base é junho, então vamos fazer com tempo". Acrescenta que o objetivo é sempre apresentar uma boa pedida. "Só que hoje vamos trabalhar com a realidade. Vamos explicar para o trabalhador o que existe e que não adianta o Sindicato levar um pleito inalcançável. Queremos apresentar o que está acontecendo no Estado".
Sobre as férias coletivas no setor de frescais anunciada pela JBS, o presidente diz acreditar que seja uma medida cautelar. "Talvez algum pedido foi encerrado e não foi renovado para a exportação ou coisa assim, mas vamos continuar trabalhando pelos funcionários que estão na ativa. Férias coletivas se discute na hora, até porque não é o Sindicato que autoriza. Quem autoriza é o Ministério do Trabalho e depois vem para a entidade".
Segundo Padilha, o piso salarial da categoria é de R$ 1.104. "E a partir daí negociamos com as empresas. Toda vez que o Sindicato negocia bem, o reflexo é sentido no comércio. A gente sabe dessa responsabilidade também, mas vamos buscar o máximo possível. Vamos lutar pelos trabalhadores".
Conforme o presidente da Fetiaesc, fica o convite para todos os funcionários participarem. "Inclusive teremos sorteio de alguns brindes entre os participantes", argumenta.

Anterior

Mês de prevenção a acidentes

Próximo

Seara regularizou 97% das propriedades

Deixe seu comentário

Geral