logo RCN

Seara regularizou 97% das propriedades

Terminaria na última quinta-feira o prazo legal para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Porém, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, a medida provisória que prorroga para o dia 5 de maio de 2017 o prazo para inscrição de imóveis rurais.

 O município de Seara se destacou na região e no Estado como um dos municípios que mais realizou cadastros. Segundo o coordenador do CAR na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), José Emídio Trilha Ribeiro Junior, "em Seara dos 2014 imóveis rurais, 1.955 foram cadastrados, o que representa mais de 97% da área total a ser cadastrada. O percentual é excelente".
Em termos proporcionais, Santa Catarina foi um dos estados que mais realizou cadastros no país. "Estamos fechando o prazo para a realização do CAR com mais de 261 mil cadastros realizados, o que representa mais de 80% da área a ser cadastrada no Estado". 
Em Seara, conforme o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Renato Tumelero, poucas propriedades ficaram sem realizar o cadastro". 
Quem não fez cadastro não poder´s aderir aos programas de recuperação ambiental, não vai conseguir financiamento com juros baixos. Também terá dificuldade em obter linhas de crédito para compras de insumo com preços mais baixos. Isso é o que sabemos no momento". 
O CAR é uma espécie de Raio X da propriedade, visando obter especialmente informações sobre as áreas de preservação e demais situações. 
Consciência
Quem aproveitou a última semana para realizar o Cadastro Ambiental Rural foi o agricultor Ivonir Pilger, de linha Salete-Seara. Pilger tem uma área total de 39 hectares e trabalha com suínos, gado de leite e lavoura. Destaca que "temos que estar atentos as exigências para se manter na agricultura e o cadastro é necessário".

Anterior

Negociação vai começar

Próximo

Brucelose leva prejuízo ao campo

Deixe seu comentário

Geral