logo RCN

Milho e calcário à disposição

O programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, deve beneficiar 80 mil famílias rurais de Santa Catarina com a distribuição de 220 mil toneladas de calcário e 220 mil sacas de sementes de milho este ano.

Trata-se de um incentivo à produção agrícola familiar catarinense.
Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri de Seara, Rafael Antonio Presotto, o troca-troca de calcário inicia tradicionalmente em março e abril. Já o programa de milho este ano começou em julho. São beneficiados agricultores com enquadramento no Pronaf, ou seja, que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
Em Seara, boa parte dos produtores tem enquadramento e está apta a acessar o programa. Com relação ao calcário, até o momento foram disponibilizadas 242 toneladas para 18 famílias. "Ainda há um volume remanescente para atender entre cinco e dez famílias". Os interessados devem se dirigir ao escritório da Epagri local com a análise do solo comprovando a necessidade de calcário. "A gente faz uma interpretação da análise e, havendo a necessidade, emitimos autorização de retirada. O produtor faz a retirada na cooperativa".
Rafael esclarece que "o subsídio do Estado é com a compra. O transporte do produto do depósito até a propriedade é com a prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, parceira deste processo".
Com relação ao troca-troca de semente de milho, para os agricultores searaenses estão disponíveis neste ano 1,5 mil sacas. Rafael Presotto destaca que cada família tem direito a até cinco sacas de 20 quilos. As cultivares de milho disponíveis são divididas em quatro grupos de acordo om a tecnologia de produção adotada. "As do grupo 1, por exemplo, são mais baratas, exigem um investimento menor em adubação e tecnologia de produção, porém com potencial produtivo menor, enquanto que no outro extremo seriam as variedades do grupo 4, que são mais caras, exigem maior investimento, mas tem maior potencial produtivo". Acrescenta "que a gente orienta o produtor e ele define quanto está disposto a investir e então fazemos o ajuste".
Segundas e sextas-feiras
A Epagri de Seara solicita aos produtores que procurem o escritório preferencialmente nas segundas e sextas-feiras. "Nos demais dias da semana poderemos estar envolvidos com atividades a campo ou em eventos da comunidade", justifica o agrônomo Rafael Presotto.

Anterior

Benefício aos trabalhadores

Próximo

Atendimento reduzido gera reclamações

Deixe seu comentário

Geral