logo RCN

Município exigirá compensação

Na semana passada a Casan de Seara deu início às obras de melhoria operacional com a mudança da rede de abastecimento entre os bairros São João, Padre Lídio e Garghetti, porém os trabalhos causaram diversos transtorno e deixaram suas marcas.

Conforme a Casan, a antiga tubulação passava por dentro de vários terrenos e nos últimos anos alguns problemas, como vazamentos começaram a ocorrer. Por conta disso, agora a rede foi implantada pela rua David Tochetto, seguindo por parte da Olavo Bilac e subindo pela rua Antonio Garghetti, em direção ao bairro Garghetti. Os trabalhos da instalação da nova rede foram concluídos nesta semana porém os estragos, principalmente nas ruas, ficaram e sem data prevista para conserto.

Asfalto quebrado, calçadas danificadas, poeira e terra pelas ruas, tubulações trancadas e o que é pior, boa parte dos moradores próximos as obras sofreram mais uma vez com a falta de água. Em algumas residências foram três dias sem água, em outras a água vinha apenas em certas horas do dia.  
O local mais atingido pela falta de água foi o bairro Padre Lídio. A moradora Ema Guilhermina Weirich, que inclusive tem estabelecimento comercial na rua Antonio Garghetti, estava indignada com a situação. "Ficamos três dias sem água, mas o pior foi o que fizeram na frente de casa. Não avisaram, simplesmente colocaram a máquina e quebraram tudo. Foi um transtorno enorme. Deixaram um monte de terra na frente de casa e da loja, muita poeira e nem tínhamos água pra lavar", relatou a moradora. 
No bairro Garghetti também faltou água. O morador Miguel Klein, da rua Gabriel Pucci, conta que foram cinco dias que só vinha água em certas horas do dia. "Alguma providência precisa ser tomada por que pagamos em dia e merecemos o abastecimento de água. Já quanto aos estragos nas ruas espero que seja consertado logo, e não resolver só depois de acontecer acidentes".   
A Casan informou que fez as medições e deve repassar o valor para tapar os buracos, porém a prefeitura não aceita. 
Segundo o assessor e secretário adjunto de Administração de Seara, Claudiomar Garghetti, o Pita, a Casan não deu suporte às famílias deixando-as sem água. Afirmou ainda que "vamos acionar judicialmente com pedido liminar na semana que vem. Nessa liminar pedimos a reposição total do asfalto, a reconstrução de todos os meios fios e desobstrução das bocas de lobo. Não tem condições de fazer um tapa buracos, pois o que foi feito é um absurdo, até por que esse asfalto foi muito danificado e na época da pavimentação teve contrapartida dos moradores, e eles querem pavimentação nova".
Falhas
De acordo com a gerente da unidade local da Casan, Thais Ramos, existia uma demanda antiga para a melhoria da rede e os transtornos ocorreram. "Houve falta de água pelo motivo da mudança, pois foi necessário desligar a rede, e também houve falha operacional do pessoal que realizava o serviço, sendo que alguns pontos ficaram sem interligação, sem falar que no processo de abre e fecha acabou trancando uma rede". 

Anterior

Pesquisa aponta satisfação com a Efaics

Próximo

Obras são intensificadas

Deixe seu comentário

Geral