logo RCN

População adere ao sistema de alerta

  • - Coordenador da Defesa Civil Flávio Spagnolo (foto) diz que sistema evitará maiores problemas

Arvoredo foi escolhida para projeto-piloto em Santa Catarina

Uma ação inovadora foi implantada em Santa Catarina para alertar a população sobre condições climáticas adversas e possíveis desastres naturais. Entre os municípios integrantes do projeto-piloto está Arvoredo.

O serviço de alerta começou no dia 7 de fevereiro. O período de duração desta fase é de 120 dias nos 20 municípios escolhidos inicialmente. A intenção da Defesa Civil de Santa Catarina é expandir o projeto para as demais cidades a partir de agosto.

As mensagens de texto não têm custo para a população. O serviço é realizado em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O objetivo é informar sobre situações iminentes de desastres, emergência ou estado de calamidade pública.

A seleção das 20 cidades foi feita pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. A equipe levou em consideração alguns critérios apontados pela Anatel, sendo que o número total da população dos 20 municípios deveria fechar em 500 mil habitantes; um por Regional; diversidade de eventos climatológicos (vento, granizo, enxurrada, alagamento, deslizamentos, etc) e também a recorrência.

O morador da cidade apta a receber o alerta envia um SMS gratuito com o número do CEP para 40199. O celular estará cadastrado para receber as notificações da Defesa Civil.

A prefeita de Arvoredo, Janete Paravisi Bianchin, destaca que o projeto traz benefícios à sociedade. "Só o fato de o Estado ter nos escolhido para sermos uma das cidades é fator positivo pelo olhar que ele está tendo conosco". Acrescenta que a administração tem mobilizado a comunidade para aderir ao programa. Num primeiro momento foi feito o trabalho nas escolas e em seguida serão repassadas informações para as comunidades. "Acredito que a adesão vai aumentar".

Arvoredo teve recentemente um alerta de inundação que abalou toda a população, mas que não se confirmando. Esse foi um dos quesitos que fez o município integrar o sistema estadual em teste. "Agora vamos ter na Defesa Civil um suporte, porque a gente não tinha esse sistema organizado na época e acabamos aprendendo muito com a situação. Se fosse hoje iríamos proceder de outra forma. Conseguir esse contato direto com o órgão dissemina na comunidade uma sensação maior de segurança. Essa é uma informação preventiva".

Anterior

Reconhecimento à causa ambiental

MP quer médicos nos postos Próximo

MP quer médicos nos postos

Deixe seu comentário

Geral