logo RCN

Projeto entre os melhores do Brasil

  • - Crianças em contato com os fenômenos da natureza

O Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, de Seara, desenvolveu o projeto 'Chuva Molhada'.

A iniciativa foi idealizada pela professora Nair Schaefer Bedin com uma turma do Maternal I.
O projeto foi escolhido entre os 50 melhores do país no Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita, de São Paulo. Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos. Entre os 50 finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10, cuja listagem será divulgada na próxima segunda-feira. A etapa seguinte é a escolha do Educador do Ano.
Em 2017 foram 5.006 projetos inscritos, sendo selecionados 50 projetos que se destacaram em todo o país. A professora Nair Bedin está na listagem com o projeto desenvolvido no CEI Chapeuzinho Vermelho. Feliz com a conquista, explica que o projeto surgiu diante de uma dificuldade. "A ideia inicial do projeto surgiu após termos conseguido junto à secretaria da escola um espaço no ginásio, que fica bem próximo ao CEI e que poderia ser usado pelo grupo de crianças somente uma vez na semana e apenas em dias de sol, por conta do percurso não ter cobertura. Fiquei inquieta e pensativa com a impossibilidade de uso nos dias de chuva. Então, conversando com a direção da escola, sugeri que pedíssemos a colaboração dos pais para adquirir uma sombrinha para seus filhos. A ideia era perceber que este fenômeno da natureza, além de necessário, é belo, prazeroso e de muitas possibilidades de aprendizagens para as crianças".
O projeto foi abraçado pelos pais, que enviaram para o educandário as sombrinhas e, mais tarde, uma galocha para cada aluno da turma. O Centro Infantil viabilizou as capinhas de chuva. "Nosso objetivo era aproveitar o espaço do ginásio também nos dias de chuva, descobrir novas sensações ao interagir a chuva e ter autonomia e equilíbrio ao caminhar com a sombrinha". A ideia foi um sucesso entre a garotada, que adorou a iniciativa de poder brincar em dias chuvosos, além de vivenciar uma nova experiência. Mais do que vestir roupas adequadas para enfrentar a chuva, o projeto viabilizou trabalhos em sala de aula, como músicas relacionadas ao tema, chuva de papel e pintura. O projeto já foi encerrado com a turma do Maternal I. Porém, as sombrinhas permanecem na escola para as idas ao ginásio, quando necessário, até o final do ano letivo.
O resultado positivo e a junção de esforços entre pais, equipe pedagógica e a direção motivou a professora a participar do Prêmio Educador Nota 10. "Estava em casa quando tive a ideia de me inscrever", destaca a professora. Sobre o resultado, declarou que "estou muito feliz. É muito bom ter o reconhecimento". Mais do que a premiação, afirma que estar entre os 50 melhores projetos do país demonstra que iniciativas simples, mas com significado para as crianças podem fazer a diferença.
A diretora do CEI Chapeuzinho Vermelho, Cristiane Dutkewicz, explicou que a professora Nair é um exemplo. "Ela sempre está buscando novas experiências e ideias para os alunos". Reconhece que esse prêmio abre novos caminhos. "Muitos professores não conheciam o Prêmio Educador Nota 10 e ver o reconhecimento da Nair pode servir de estímulo para outras iniciativas, para outros profissionais se inscreverem nos próximos anos".
Reconhecimento
Com a colocação no Prêmio Educador Nota 10, além do reconhecimento e da ampla repercussão,  a professora da turma recebe a assinatura durante um ano da revista Nova Escola Clube e certificado de participação. A escola também passa a receber por um ano a revista gratuitamente.
 

Noite com cobranças e homenagens Anterior

Noite com cobranças e homenagens

Próximo

Município em busca de alternativa

Deixe seu comentário

Geral