logo RCN

Recuperação tem impasse burocrático

As obras foram licitadas, as empresas contratadas e os recursos liberados, mas os trabalhos de recuperação das rodovias do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste prejudicadas pelas enxurradas entre os dias 26 e 29 de junho de 2014 ainda não começaram.

Mais de dois anos depois das ocorrências, uma boa notícia chegou em abril, indicando previsão para início dos reparos em maio, porém até agora nada foi feito. 
De acordo com informações repassadas nesta semana pela Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), em Florianópolis, "o governo federal liberou o financiamento de R$ 7,2 milhões recentemente. Agora, o Deinfra enviará ao Ministério da Integração um documento emitido pelo CREA. O envio deste documento é obrigatório. Nele, os engenheiros do órgão se comprometem a fiscalizar as obras desde o início até o final dos trabalhos". Trata-se da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A execução dos serviços no Meio-Oeste, segundo a assessoria, será feita por três empresas. A Construtora Oliveira, a Britter e a Terramax dividirão onze lotes. "Vários trechos serão reparados assim que for dada a ordem de serviço, provavelmente até o começo de julho, destaca o Deinfra". Dentre os trechos beneficiados estão os consertos entre Xavantina-Seara, Xavantina-Xanxerê e Concórdia-Seara-Chapecó. No total, 22 pontos problemáticos foram licitados para receber as devidas melhorias.
O Deinfra garantiu ainda que o trabalho será feito de uma só vez e que os recursos são provenientes do Ministério da Integração. Com relação aos estragos provocados pelas chuvas de 2015, como na SC-283, em linha São Paulo-Seara, na SC-155, na altura de linha Bernardi, também em Seara, o órgão informou que nesse momento não há previsão de liberação de recursos.
Conclusão em um ano
Conforme edital publicado ainda em 28 de março deste ano no Diário Oficial da União, as obras nos trechos afetados pelas chuvas de 2014 precisam ser concluídas dentro de 12 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. 

Anterior

Situação das contas é de equilíbrio

Próximo

Dia Mundial do Meio Ambiente

Deixe seu comentário

Geral