logo RCN

Searaense faz visita à França

  • - Gilson Bordignon visitando rebanho Montbeliard

A convite da CrediSeara, o produtor searaense de Encruzilhada Santa Cruz, Gilson Bordignon, recentemente passou por uma experiência inesquecível.

Ele foi para a França com um seleto grupo de produtores, onde visitou a região de Bourg-en-Bresse e Besançon.
Numa área de 70 quilômetros de largura por 200 quilômetros de comprimento são três cidades e mais as vilas ao redor de Lonsle Sauniu, numa população de um milhão de habitantes, com três mil famílias trabalhando com a raça bovina Montbeliard. O grupo viajou no dia 25 de maio e retornou no dia 29. "Recebi o convite da cooperativa por estar à frente de algumas entidades do município, como a Agricooper, Associação Montbeliard Oeste/SC e fazer parte do Fórum das Entidades de Seara".
Bordignon relata que "Na França, a Montbeliard é a segunda maior raça bovina. Nove cooperativas formam uma central chamada Umotest - genética montbeliard - que faz toda a seleção dos animais. Fomos na Central Coopex, que faz a coleta do sêmen. Conhecemos as cooperativas e firmamos um compromisso com a Copex para importação de sêmen".
Justifica que "nesta viagem pudemos visitar vários produtores de leite, onde se reafirmou ainda mais os resultados que temos nos nossos animais e se constatou a rusticidade, fertilidade, facilidade de locomoção, condição corporal após o parto, alto teor de sólidos (kappa e caseína) para produção de queijo".
Segundo Gilson Bordignon, todos os produtores franceses têm um controle leiteiro de cada animal, que produzem em média de 23 a 28 litros por animal/dia. A alimentação é à base de pasto, com um consumo de ração no máximo de três quilos/dia. "No nosso município já existe um bom plantel de Montbeliard, com boa produtividade de leite e também um grande potencial de produzir carne. Os machos com 18 meses chegam a pesar 400 quilos de carcaça".
O produtor explicou que na França os agricultores se organizaram em cooperativas para a agregação de valor dos produtos e fazem o famoso queijo Comté, à base de leite cru, com maturação de quatro a seis meses, pesando entorno de 35 quilos." Nós temos agora o compromisso de implantar aqui o que aprendemos", finalizou.

Anterior

Procissão é realizada

Estradas e pontes danificadas Próximo

Estradas e pontes danificadas

Deixe seu comentário

Geral