logo RCN

Semana de volta às aulas na região

A limpeza das escolas, a organização das salas de aula, planejamento de aulas, material escolar, merenda e transporte, tudo devidamente programado e acertado para a retomada das atividades na segunda-feira.

O calendário foi unificado, portanto as redes municipal e estadual iniciam os trabalhos com os estudantes no mesmo dia. Serão 200 dias de aulas para cumprir. Na rede municipal, de acordo com a secretária de Educação, Marlene Manorov, em Seara são 10 instituições de ensino, somando quatro Centros de Educação Infantil (CEIs), três unidades atendendo desde a educação infantil até o ensino fundamental 2, e mais três escolas com gestão compartilhada. No total, cerca de 1,3 mil estudantes com 135 professores para trabalhar com a garotada. "Está tudo organizado, pronto para iniciarmos o ano letivo. Em janeiro trabalhamos o mês inteiro para atender essas demandas e licitações seja do transporte, do material escolar, alimentação ou às necessidades das escolas, e algumas receberam e estão recebendo melhorias, então tudo isso nós providenciamos". Informou que está mantida a parceria com o sistema Aprende Brasil. Destacou que não haverá mudanças na sistemática da rede. "Tudo segue a mesma linha adotada anteriormente". O transporte escolar terá 25 linhas, com empresas, motoristas e trajetos já acertados. As aulas deverão encerrar no dia 16 de dezembro. "A maior diferença neste ano é que não teremos um grande recesso em julho, mas somente uma semana para os estudantes, pois começamos as aulas mais tarde que o tradicional". As capacitações iniciaram na quinta e sexta desta semana e o final será na semana de férias dos alunos na metade do ano. 
A expectativa, conforme a secretária é de um bom ano. "Nesta semana aconteceram pequenos ajustes no quadro de professores, que é normal, então, tudo está transcorrendo normalmente e acreditamos que será um bom ano". 
Ressaltou que um ponto positivo da educação local foi o atendimento de 85 crianças em idade de creche no CEI Chapeuzinho Vermelho em janeiro e fevereiro. A medida teve como objetivo oportunizar mais este suporte aos pais que trabalham fora. 
ESTADO - Tudo pronto
Em Seara, a rede estadual de ensino tem 1.630 alunos matriculados nas cinco escolas da cidade, além da unidade indígena. O Ceja reinicia os trabalhos somente em março. Dentre os oito municípios pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Seara, são aproximadamente quatro mil em 17 escolas regulares e escola indígena. Os estudantes da Carlos Armando Paludo de linha Gramado foram reordenados a partir deste ano para a Elizabeth Matilde Simon de Nova Teutônia. Para atender os matriculados em Seara há 60 professores efetivos e em toda a Gered são aproximadamente 160 profissionais. Alguns ACTs foram contratados nesta semana. 
A gerente regional de Educação, Rosemar Fiorentin, informou que "todo transporte escolar está licitado, as linhas organizadas bem como a merenda, que os alunos vão receber desde o primeiro dia de aula". Assegurou que não houve mudanças no setor. "Será um bom ano. Economicamente enxuto, mas pedagogicamente de muito trabalho". Neste ano, segundo a gerente, a maior novidade são as novas equipes de gestores nas instituições, eleitos pelas comunidades escolares.
No Estado são em torno de 550 mil alunos retornando às atividades no dia 22 em 1,1 mil escolas.
 

Anterior

Desafio está no investimento

Próximo

Gisela Plaumann já se recupera em casa

Deixe seu comentário

Geral