logo RCN

Sintracarne pede 3% de ganho real

  • - Presidente da Fetiaesc, Miguel Padilha, acompanha a negociação

ASSEMBLEIA Trabalhadores da JBS de Seara acompanharam a apresentação da proposta

Foi realizada no último sábado a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Seara (Sintracarne). No encontro, realizado no Ginásio de Esportes, no bairro Industrial, também houve sorteio de prêmios aos trabalhadores presentes.

O objetivo da reunião era definir a proposta salarial que será enviada à empresa JBS. A proposta ainda não foi enviada ao patronal. O rol será apresentado para aprovação pelos trabalhadores da unidade de Itapiranga amanhã. A outra unidade que participa da negociação é Xanxerê.

Conforme definido na assembleia, a proposta é receber os 100% da inflação sobre o INPC - do período de 1° de junho de 2022 a 31 e maio de 2023 -, mais 3% de ganho real. A data-base dos trabalhadores da JBS/Seara Alimentos é 1º de junho. Também serão solicitados na proposta avanços nas cláusulas sociais e incrementos.

Esteve presente na assembleia o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes, Indústria da Alimentação e Afins do Estado de Santa Catarina (Fetiaesc), Miguel Padilha. Ele cita que a avaliação do encontro foi positiva. “A participação foi muito boa dos trabalhadores, o que facilita a negociação. Hoje o trabalhador tem a única ferramenta de busca de direitos com o sindicato, pois negociar direto com o patrão nem sempre haverá sucesso”.

Miguel Padilha também destaca que as negociações no Estado estão sendo fechadas em diversos frigoríficos. “A nossa expectativa sempre é boa, desde que seja respeitada a realidade. Não adianta iludir o trabalhador com exorbitâncias”.

O piso atual de ingresso da categoria é de R$ 1.621,95.


Cláusulas sociais

Entre as cláusulas sociais que beneficiam os cerca de quatro mil trabalhadores da JBS de Seara e que devem ser renovadas estão a concessão de cestas básicas mensalmente e o pagamento do Prêmio por Participação nos Resultados.

A maior enchente da história Anterior

A maior enchente da história

Produção ainda com poucas áreas de cultivo Próximo

Produção ainda com poucas áreas de cultivo

Deixe seu comentário

Geral