logo RCN

Tradição em alta no fim de semana

  • - Apresentação dos alunos da Apae de Seara encantou a arquibancada lotada no CTG

Oração da Ave Maria foi um dos grandes momentos da programação no CTG Seara e Pampa. A imagem sacra foi conduzida pela gestante Milena Dalle Laste.

“A avaliação é excelente!”. Assim pontuou o patrão do CTG Seara e Pampa, Flávio Tonello, sobre o 35º Rodeio Crioulo Interestadual, realizado no último fim de semana. O tempo colaborou, a comunidade compareceu em peso, as atrações agradaram e as disputas de laço empolgaram o público presente.

Destaque para o momento de fé e devoção. A Oração da Ave Maria mais uma vez reuniu centenas de pessoas e peões nas dependências do Seara e Pampa para adorar Nossa Senhora Aparecida no sábado, 11. A imagem Sacra foi levada por uma gestante, Milena Dalle Laste, que em cima do cavalo conduziu os membros da patronagem e a peonada presente. Quem abrilhantou o evento foram os alunos da Apae de Seara, que encantaram a plateia com uma dança tradicionalista, muita alegria e espontaneidade. A mensagem era clara: cultura, tradição e comunidade caminham juntos e todos têm espaço, crianças, mulheres, homens e idosos. O locutor Miguel Pereira, conhecido como Trovão do Oeste, lembrou os momentos difíceis enfrentados durante a pandemia, que também fizeram os seres humanos verem a vida de forma diferente. E questionou: “o que você quer ser amanhã?”.

As orações da Ave Maria e Pai Nosso foram entoadas por duas crianças - Breno e Lara. A emoção tomou conta da cancha de laço, da arquibancada e, certamente, das pessoas que acompanharam de casa pela 92,1 e pelo Youtube. Cassiane Dezem Fiorese, que presenciou o momento de fé no CTG, destacou a importância da inclusão. “Achei muito bonito, principalmente pela participação da Apae, que quer construir sua sede própria”. Eliane Canossa Toffoli também comentou a presença da entidade. “Achei único, nos outros anos não teve e esse ano foi muito bonito. Foi emocionante, ainda mais para nós, que temos uma criança especial na família, então foi ainda mais importante e especial”.

Os três dias de Rodeio reuniram milhares de pessoas e cerca de cem equipes de laçadores, dos três estados do Sul, com destaque para a participação de 60 prendas nas provas de laço. Conforme o patrão do Seara e Pampa, as atrações tiveram um retorno positivo. “Foi atingido o que a gente esperava. A feijoada foi excelente e o almoço do domingo também foi ótimo”. Com relação à parceria com a Apae, Tonello afirmou que a patronagem e a direção da entidade ficaram satisfeitos. “Eles conseguiram arrecadar um valor significativo na entrada do evento. É importante essa participação e o trabalho voltado à comunidade”.

O patrão aproveitou para agradecer a colaboração de todos. “Queria agradecer a patronagem e todos os sócios envolvidos, à comunidade que compareceu em massa e principalmente os patrocinadores que apoiaram o evento, pois sem eles seria impossível realizar um evento assim”.


Investimento

Durante a abertura oficial do 35º Rodeio Crioulo, o assessor do deputado estadual Altair Silva, André Callai, anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil. O recurso é destinado à perfuração de um poço artesiano nas imediações do Seara e Pampa. Conforme o patrão Flávio Tonello, o poço será de extrema importância. “Nós consumimos bastante água em nossa estrutura. Além do CTG, também vai beneficiar a Escola Núcleo Deolindo Zílio e os moradores próximos”. A entidade também tem a intenção de, ao longo do ano, investir em energia solar, com a colocação de placas fotovoltaicas.

Outono ainda deve ser de pouca chuva Anterior

Outono ainda deve ser de pouca chuva

Alerta geral no campo! Próximo

Alerta geral no campo!

Deixe seu comentário

Geral